quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Mundial ou Intercontinental?
São Paulo Futebol Clube, Campeão Mundial, em cima do FC Barcelona

        No Mundia de Clubes do ano passado(2012) a final entre o Corinthians(BRA) e Chelsea(ING), foi vencido pelo Clube brasileiro por 1 a 0, com o gol de Guerrero.
        Mas, durante este evento, houve muitas polêmicas, não entre Corinthians e Chelsea, ou Corinthians e Al Ahly ou qualquer outros jogos deste Mundial de 2012, mas sim, entre as competições anteriores. Segundo o site do globoesporte, a FIFA teria ignorado os Mundiais passados, causando assim, muitas discussões entre torcedores rivais do Brasil. Principalmente entre são paulinos e corinthianos.


Recapitulando a História
Troféu da Copa Européia/Sul Americana

        Em 1960, as entidades máximas do Futebol da América do Sul(CONMEBOL) e da Europa(UEFA), iniciaram uma competição para decidir quem levaria a Copa Européia/Sul Americana ou Copa Toyota(pois era patrocinado pela Toyota), mais conhecida ainda, popularmente, como Copa Intercontinental. Os participantes era o vencedor da Copa Libertadores(América do Sul) contra o campeão da Liga dos Campeões(Europa), com uma partida de ida e volta, respectivamente um dos times jogando primeiro em sua casa e no outro jogo, na terra do adversário. A Competição continuou nesse aspecto até o ano de 1980, quando o Torneio passou a ser realizada no Japão em um jogo único, patrocinado ainda pela empresa de carros, Toyota e o Campeonato passou a ser organizada pela Federação Japonesa de Futebol, membro da AFC.
        Havia ainda, nessa época, a Copa Afro-Asiática, uma competição, também conhecida como Intercontinental, mas entre a África e a Ásia, como o próprio nome do torneio diz. Essa competição fez com que muitos fãs do esporte ficassem contra a ideia de considerar o Intercontinental como um Mundial, justamente por não incluir todos os continentes ou considerar este Campeonato entre os africanos e os asiáticos como Mundial.
        Voltando a Copa Européia/Sul Americana, esta, por fim, teve sua extinção em 2004, tendo nesse ano, sua última edição, entre o Once Caldas(América) e o FC Porto(Europa), vencido pelo Clube português nos penaltis. Assim nasceu o seu sucessor, o Mundial de Clubes, organizado pela entidade máximo do Futebol, a FIFA, mas nesta competição houve alterações, fazendo jus do nome "Mundial". Nessas modificações, incluíram os continentes da Ásia, África e Oceania e não somente a América do Sul e Europa. Em sua "primeira" edição, em 2005, a competição foi vencida por um Time brasileiro, o São Paulo Futebol Clube, deixando em segundo lugar, o Clube inglês, Liverpool. Porém, a FIFA já havia organizado um Mundial antes, no Brasil em 2000. Esta competição contava com os 5 continentes, mas havia dois Clubes representantes da Europa, Real Madrid(ESP) e Manchester United(ING) e dois Clubes que representaram a América do Sul, Corinthians(BRA) e Vasco da Gama(BRA). A final, porém, foi entre os dois únicos brasileiros e representantes da América, vencido nos penaltis pelo Clube Paulista(Corinthians). Isso causou muita polêmica entre os torcedores rivais no Brasil, pois o Corinthians, na época, nunca havia ganho a Libertadores e mesmo assim foi "convidado" pela FIFA para participar do torneio. Apesar de alguns torcedores não considerarem o título como um "Mundial", a própria FIFA consagra o Corinthians como Bicampeão Mundial(tornou-se Bi em 2012, vencendo o Chelsea por 1 a 0).


Conflito

        A FIFA, em seu site oficial, não está marcado os títulos Intercontinentais dos Clubes, que conquistaram antes de 2000 e antes de 2005, fazendo com que causassem muitas polêmicas e até brigas entre torcedores(virtualmente), debatendo cada um com seus argumentos, sejam eles a favor ou contra de considerar os torneios anteriores como legítimos Mundiais.
      A "briga principal", é entre são paulinos e corinthianos. Com a conquista do Mundial de 2012, os corinthianos aproveitaram para "alfinetar" um dos seus maiores rivais, o São Paulo. Pois os tricolores se consideram Tricampões Mundiais e também, eles(o São paulo) não consagram o Corinthians como Bi, mas sim, como apenas Campeão Mundial, desprezando o torneio de 2000. Já os corinthianos, são exatamente ao contrário, eles se dizem sim Bicampões Mundiais e que de fato, até a FIFA os consideram e ainda, eles argumentam que o São Paulo é apenas Campeão Mundial, pois os títulos de 92 e 93, não passam de Intercontinentais, alguns, para provocar ainda mais, dizem que aqueles jogos eram simples amistosos.


Opinião

        Não a dúvidas de que os títulos do São Paulo de 92 e 93 e até dos outros Clubes eram chamados oficialmente de Copa Européia/Sul Americana ou de Intercontinental, porém, os jogadores, os Clubes, os torcedores viam aquilo como simples Intercontinentais? Ou se eles próprios, os vencedores do torneio, na época se consagravam legítimos Campeões Mundiais?
        Honestamente, eu não vejo o porque da FIFA não reconhecer esses torneios como Mundiais, isso se ela realmente não os reconhece, pois, segundo o site da UOL, diz que na própria página da FIFA na sessão do Mundial de Clubes, diz que ela reconhece sim. Eu não consegui encontrar nada, então não sei se isso é verdade, mas uma coisa é fato, antigamente, os times que jogavam os Intercontinentais, era para decidir quem era o melhor do mundo, apesar do campeonato não ser chamado de "Mundial".
        Corinthianos dizem que a FIFA não reconhece o São Paulo Futebol Clube como Tri Campeão do Mundo. Em um certo ponto eles tem razão, na posição dela, não aparece o Bi de 92 e 93, porem, há um arquivo em que diz "São Paulo leva o tri mundial", igualmente à essas palavras(deixarei o link embaixo deste post, na bibliografia). Então porque a FIFA não os inclui na posição de títulos Mundiais? Primeiramente, eu não acho que ela seja obrigada a fazer isso, mas também acho que ela não tem o direito de tirar os títulos anteriores. Vamos usar um exemplo, para entenderem melhor o meu ponto de vista, um bem fútil, mas que faz um certo sentido. Supondo que  CBF não seja mais a organizadora do Campeonato Brasileiro e que essa responsabilidade seja passada à CONMEBOL e esta passa a mudar um pouco o formato do torneio. Digamos que ela comece a incluir todos os Clubes brasileiros, pelo menos um Clube de cada estado do país. Ela(a CONMEBOL), não teria o direito de tirar os títulos anteriores que os Clubes conquistaram no passado, mas também não precisa acrescentar todos na posição DELA, já que antes era  CBF a organizadora e não a CONMEBOL, mas como eu disse anteriormente, ela também não poderia tira-los, afinal ela só mudou um pouco o modo do campeonato, acrescentou o Brasil inteiro, já que antes não era um Clube de cada estado que participavam do torneio. Lembrando que isso é só uma SUPOSIÇÃO.
        O que eu quis dizer com o exemplo acima é, mesmo que nem cada Clube de cada Estado participe(como é atualmente), o Campeonato deixa de ser um Brasileirão e vire um torneio Interestaduais, afinal o torneio tem apenas um objetivo, decidir quem é o "melhor do Brasil", o mesmo vale para os Intercontinentais, era pra decidir o melhor do Mundo, apesar do nome.
        Vamos usar agora, um exemplo que é fato. Pra quem não sabe, a Copa da Mundo de 1930, foi apenas entre os países da América e da Europa e mesmo assim a FIFA ou o torcedor consideram um Intercontinental? E isso não aconteceu apenas nessa Copa, mas em várias. Em algumas edições, um país ou outro da Áfria ou da Ásia participavam, mas até a Copa de 1970, nunca houve uma que houvessem países participantes de todos o continentes, então o correto seria afirmar que o Brasil é Tricampeão Mundial? E não Penta? Aposto que todos discordariam disso, inclusive eu.
         Agora, falando da Entidade máxima do Futebol, no meu ponto de vista, a FIFA ainda não decidiu claramente de qual ideia ela é a favor e nem adianta discutir sobre isso, pois em cada ponto ela fala uma coisa(apesar de eu achar que está mais do lado de não consagrar os torneios anteriores como Mundiais).
         Um dos argumentos que alguns fãs do Futebol, ou do esporte em geral, usam para não proclamar os Campeonatos anteriores como Mundiais, são a colocação dos Clubes europeus. Segundo eles, nos sites oficiais do Milan, Real Madrid, Manchester United entre outros, não colocam os Intercontinentais como Mundias. Isso de fato é verdade, porém, fui dar uma pesquisada em cada um deles, e posso lhes garantir que apesar deles separarem os Campeonatos, eles, se consagram Campeões Mundiais pelos números dos torneios, sejam eles Mundial Interclubes ou Mundial de Clubes, e não só os organizados pela FIFA(como alguns pensam). Como é o caso do Milan, eles distinguem os títulos, mas há um arquivo em seu site oficial onde está dito em italiano "Milan é Tetra Mundial", não somente ele, mas como outros Clubes europeus também. Óbviamente, como prova, postarem os Links abaixo deste post. Porém, um coisa me deixou um pouco intrigado, a própria UEFA, em seu site oficial, já declarou que não considera os Intercontinentais, como Mundiais, talvez por esse motivo, os Clubes da Europa, não unificam os títulos, não posso garantir nada em relação a isso, é apenas uma hipótese. Porem, voltando, ao site da FIFA, em um determinado arquivo, existe um detalhe, diz que o São Paulo é o único Clube do Brasil, que tem o direito de dizer Campeões do MUNDO, com as respectivas conquistas de 92 e 93, sobre o comando de Telê Santana.
        Eu, como torcedor São Paulino, logicamente, sou a favor de unificar os títulos anteriores com os atuais, não vejo porque não legitimar os títulos dos Intercontinentais, conquistados pelos Clubes no passado, como Mundiais, afinal, é o ancestral do torneio que vemos hoje, todo ano em dezembro. Independente da decisão que a FIFA tome futuramente, eu declaro sim, o São Paulo Futebol Clube, como Tri Campeão Mundial e também, declaro, fim desta história, definitivamente, com está opinião, dita.

Obs.: Os links que eu disse que postarei dos Clubes que se consagram Campeões Mundiais, estarão em um único link, do Orkut. Sei que esta rede social é "mais velha que a FIFA", mas se eu colocar link por link, vai ficar muito cansativo e demorado, então, estarão os links dos Clubes no Orkut, é só clicar e verificar com seus próprios olhos os Times que se consideram Campeões do Mundo, com as Copas Intercontinentais.


Bibliografia:

http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2012/12/mundiais-do-passado-sao-ignorados-pela-fifa-e-ate-por-seu-palco-principal.html

http://pt.uefa.com/uefa/aboutuefa/news/newsid=1587395.html

http://www.en.zamalek-toolbar.com/on_the_spot/3007-zamalek-sporting-club.html

http://pt.fifa.com/tournaments/archive/clubworldcup/index.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u92530.shtml

http://pt.fifa.com/tournaments/archive/clubworldcup/japan2005/index.html

http://pt.fifa.com/worldcup/archive/index.html

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=120815904&tid=5700685989302980098&na=2&scroll=-1&c=0.40290953751748515

http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=99481.html






3 comentários:

  1. Favor incluir a fonte
    http://mundiaisinterclubes.blogspot.com.br (acessível a todos). O link do orkut que você postou não funciona mais para quem não se cadastrar no orkut.

    ResponderEliminar
  2. No trecho: "ela ( FIFA) não tem o direito de tirar títulos anteriores", vejo de forma errônea, pois o torneio que ganhamos em 92 e 93 a Copa Intercontinental, onde nunca quis ser mundial, fomos enganados pela mídia! Assim a FIFA não está tirando nada nosso, apenas colocando a verdade do torneio no qual ganhamos.
    Temos que cobrar de nossa diretoria para ganhar os títulos Mundiais, e não deixar os galinhas com 2 títulos e à nossa frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rodrigo, tentou passar como são paulino, mas não conseguiu!kkkk
      Veja o link que o "Anónimo" postou logo acima do seu comentáro e veja se foi a mídia que nos enganou, ou se o próprio povo que assisti futebol, não batizou aquele torneio como Mundial!

      Eliminar