domingo, 10 de fevereiro de 2013

Caso Parque Antártica
Maquete da Arena Parque Antártica

        O São Paulo Futebol Clube, sofre acusações de torcedores rivais em rede sociais, blogs, vídeos, etc, por ter supostamente, tentado tomar o Parque Antártica para si próprio, estádio a qual atualmente, pertence ao Palmeias do Palestra Itália e que está passando por uma reforma "radical", resultando em uma enorme arena.
        Essa questão polêmica, é uma resposta de muitos corinthianos, como argumento para combater os torcedores rivais, que estes dizem estar sendo utilizado verba pública no Itaquerão, futuro estádio do Corinthians.


Recapitulando a História

        Na época da Segunda Guerra Mundial, havia muitos imigrantes italianos, espanhóis, japoneses, alemães e até árabes no Brasil. Por conta dessa questão, estes, tiveram de ser exilados do país, sendo que havia muitos sócios imigrantes do Palmeiras e do Corinthains, incluíndo diretores de Clubes.
       O Clube Sociedade Esportiva Palmeiras, conhecido por todos os brasileiros, no tempo antes da SGM(Segunda Guerra Mundial) era denominado Palestra Itália, compostos por italianos(não somente por estes). Durante a grande guerra, o Clube passou a ser chamado Palmeiras, isso porque o Brasil, por relações diplomáticas, não permitia associações, empresas, terrenos e até mesmos imigrantes que pertencia aos países do Eixo, causando a mundança no nome do Palestra Itália, para SE Palmeiras(não somente o nome).
        Nessa época, o São Paulo Futebol Clube, supostamente, se aproveitou da situação do Palestra Itália e tentou pegar para ele, o Estádio do Parque Antártica, que na época, pertencia aos italianos do Palestra. Mas isso não foi possível, por conta da rivalidade, o Palmeiras logo tomou posse do estádio. Assim, o SPFC se atirou ao Canindé, estádio que pertencia à uma Associação Alemã.


Conflito

        Pra variar, essas polêmica esportiva, domina as redes sociais, graças a construção do estádio da abertura da Copa do Mundo 2014, em outras palavras, o futuro Estádio do Corinthians, que dizem estar sendo usado dinheiro público nessa obra, pelo menos 55% .
        Por está razão, muitas outras polêmicas surgiram, como o estádio do Morumbi também ter sido beneficiado publicamente, pelo mesmo ter sido desonesto na compra do Canindé e incluindo o suposto "quase roubo" do Parque Antártica. Isso causou muita discussão entre torcedores do São Paulo e do Corinthians na internet, o principal ponto de briga do Futebol.
Parque Antártica(Estádio do Palmeiras) antes da reforma


Opinião

        Este assunto é ainda muito incompleto, pois não apresenta evidências e provas que confirmem este suposto fato, segundo o site da USP - Notícias. Pesquisei em vários outros sites sobre este assunto, mas todos são blogs sem nenhuma fonte, ou com de outros blogs. Não encontrei em nenhum local que diz seriamente sobre isso e que seja confiável, a não ser o da UPS, mas este diz exatamente como está na primeira linha deste parágrafo.
        Porém, algo me deixou um pouco pensativo, em um determinado vídeo do "you tube", há uma discussão entre o Dr. Osmar e o Milton Neves. Este, provoca o Osmar, dizendo que o Corinthians é necessitado à alugar estádios, diferentemente do SPFC, que tem o seu próprio, o Morumbi. Como resposta, o Dr., conta a história do Clube Tricolor e do Morumbi. Neste breve resumo, diz que o SP tentou tomar o Parque Antártica por conta da SGM. Milton por sua vez, pelo que eu entendi, fez sinal de concordância, como que se de fato, houve o caso. Mas o Osmar, não apresentou provas no que dizia, fazendo com que para mim, cumpriu apenas o papel dos outros corinthianos em blogs, falando apenas boatos(sem desprezar estes).
        Agora, o que poucos sabem, é que o SPFC deu uma "mãozinha", na construção do Estádio do Palmeiras. No dia 6 de setembro de 1931, houve um jogo entre São Paulo e Palestra Itália, onde a arrecadação, fosse toda para a construção do estádio. Isto, eu peguei de um outro blog, porem, nele está duas imagens que compravam o fato da ajuda são paulina.
        Eu só não entendo o porque dos corinthianos se manifestarem em relação a isso e não os palmeirenses, já que o assunto é Palestra Itália e São Paulo e não Corinthians. Bem, para mim, isto é evidentemente por causa do Itaquerão, mas não quero chegar neste ponto, pois é do São Paulo que gosto de falar e não do Corinthians, já que sou São Paulino de coração.
        Não acho impossível, que o São Paulo, de fato, pode ter cometido um erro nessa história, porém, no meu ponto de vista, este caso, por parte, está encerrado, com a conclusão de que o São Paulo Futebol Clube não pode ser culpado por está suposta causa que ocorreu na SGM, dita por seus rivais, já que, nenhum destes apresentam provas concretas, apenas boatos.


Bibliografia:

http://www.usp.br/agen/repgs/2007/pags/002.htm

http://www.spfc1935.com.br/2012/09/uma-ajuda-tricolor-na-construcao-do.html

http://www.youtube.com/watch?v=h4_MFM8-7ZU
     

Sem comentários:

Enviar um comentário