sábado, 2 de março de 2013

O São Paulo FC foi fundado em 1930 ou em 1935? Eis a questão

        O São Paulo Futebol Clube(mais popularmente como São Paulo da Floresta) foi fundado em 26 de janeiro de 1930 e extinto em 14 de maio de 1935. Assim, foi fundado em 16 de dezembro de 1935(ou refundado)o São Paulo Futebol Clube, mesmo nome, mesmas cores e mesmo símbolo, mas com uma outra história a ser escrita. A questão é, o SPFC que conhecemos hoje, foi fundado em 1930 ou em 1935?
        Essa é uma questão ainda discutível entre os fãs do esporte e até os torcedores do time do São Paulo, pois dizem certas pessoas que o Clube Tricolor Paulista foi refundado em dezembro de 35, o que leva alguns a pensar que, oficialmente a data do nascimento do Time foi em janeiro de 1930.


Recapitulando a História
São Paulo Futebol Clube Campeão do Paulistão de 1931

        Basicamente, o São Paulo Futebol Clube foi fundado com a fusão de dois Clubes, o Clube Athlético Paulistano(fundado em 29 de dezembro de 1900) e a Associação Atlética das Palmeiras(apesar do nome, não tem nada a ver com o Palestra Itália),fundando em 9 de novembro de 1902. O Paulistano, vendo sua Liga dos Amadores de Futebol, a LAF oficialmente sendo extinta(criada pelo CA Paulistano em 1926), veio a abandonar o Futebol no dia 8 de janeiro de 1930. Porém, havia entre o Paulistano e a AA das Palmeiras, um vínculo muito forte, o que fez o Clube extinguido procurar pelo seu parceiro, a procura de uma solução, pois nem todos os dirigentes, jogadores e sócios, estavam contentes com o acontecimento.
        A Associação Athlética das Palmeiras, por ter uma forte relação com o Paulistano, como dito anteriormente, que até então, antes da extinção de seu aliado, fazia parte da LAF, que ajudára o ACP a criar o campeonato. Mas para se refortalecer(já que vinha de uma situação difícil), deixára o Torneio. Então, procurada pelo seu aliado que fora deixado de existir, estes, criaram o tão famoso Tricolor Paulista, o São Paulo Futebol Clube. Muitos pensam que as cores do SPFC, é por questão da bandeira do Estado de São Paulo, porém, enganados, as cores do Clube, vem do ACP(vermelho e branco) e do AAP(branco e preto).
        O SPFC da Floresta não foi nada mal, ficou com o Vice Campeonato Paulista de 1930 e respectivamente Campeão do Torneio em 1931. Porém em 1935,o Clube ficou em dívidas, por ter alugado o Palácio de Trocadero. O Time devia 214 contos de Réis, o que segundo o site oficial do Clube, não faltava, ou seja, dinheiro não era desculpas, a decisão foi política. Em uma Assembléia "geral", foi decidido uma votação entre 151 sócios. 113 a favor de uma fusão com o Tiête(o plano da fusão era deixar o Futebol e suas intrigas políticas de lado) 33 deram como voto nulo e 5 eram contra. Assim, foi extinto o SPFC da Floresta em 14 de maio de 1935.
        Assim como foi a extinção do Paulistano, os sócios, jogadores e diretores do SPFC da Floresta, não contentes, fundaram um outro em 16 de dezembro de 1935. Mesmas cores, mesmo escudo, mesmo nome, mas destinado a seguir uma história distinta do seu ancestral. Nasci assim, o São Paulo Futebol Clube do Morumbi.
     

Conflito

        Alguns torcedores, sejam eles são paulinos ou não, sempre tem uma dúvida em mente: o  SPFC foi fundado no ano de 1930 ou 1935?
        Certas pessoas dizem que foi em 1930, outras que foi em 1935, tem também um terceiro grupo que diz que o São Paulo foi fundado oficialmente em 1935, mas considera seu nascimento no ano 30, por conta deste, ter preservado as glórias do outro São Paulo.


Opinião(modificada)

        Primeiramente queria explicar o porque da palavra "modificada", simples, esse não é a minha primeira opinião sobre este assunto, meu ponto de vista era outro, mas agora foi mudado.
        Ontem, dia 25/01/14, o próprio São Paulo Futebol Clube estava comemorando os seus 84 de fundação o que me levou a fazer uma breve pesquisa, não muito grande ou trabalhadora, afinal, eu tinha uma convicção de que o Tricolor Paulista tinha apenas 78 anos de vida e que o próximo seria comemorado na data 16/12/14. Tanto no site oficial como na página do facebook o Clube estava festejando e isso levou alguns torcedores do time discutirem sobre o assunto, qual seria o verdadeiro ano de nascimento do Soberano? Oficialmente o dono do Morumbi já se pronunciou confirmando que os dois dias são de extrema importância para a instituição, mas que a data magna é o dia vinte e cinco de janeiro de mil novecentos e trinta e que em 1935 é comemorada a refundação, a "volta" do Time da Fé em campo.
        Bem, minha opinião agora é bastante simples, eu considero e acho que todos os torcedores deveriam também considerar que o aniversário do nosso querido time é dia 25/01, já que o próprio aniversariante oficializou, não se questiona mais. No entanto, está escrito também que no dia 14 de maio de 1935 o SPFC faliu, isso é um FATO e que no fim desse mesmo ano foi anunciado um novo Clube, apesar de ter o mesmo nome, cores e escudo é um novo time. Mas porque então o Time "teima" em deixar a data magna no ano de 1930? EU ACHO(leiam bem, apenas uma hipótese minha) que por conta de Friedrich, o "Pelé" do Futebol amador e da conquista do Paulistão de 1931, o nosso querido Clube preferiu manter essas glórias, o que é compreensível, apesar da falência que viria a seguir.
        Concluindo, se o próprio Clube da Fé considera nascido antes de 1935, entre outros especialistas do futebol, como podemos questionar ou argumentar? O único argumento que eu teria seria a falência em maio, mas nem por isso vou discordar de que o São Paulo Futebol Clube foi fundado em 1930, afinal, não estou cem por cento certo sobre está "falência".

       

Bibliografia:
http://www.saopaulofc.net/spfcpedia/a-historia-do-spfc/floresta/
http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2014/1/25/1930-e-1935-conheca-e-entenda-a-historia-do-tricolor/

     

3 comentários:

  1. Os fundadores do spfc de 1935 eram socios do spfc da floresta? isto eh uma duvida que eu tenho ... No texto diz que sim mas nao acho nenhuma prova...e desde 1935 o spfc considera o título de 31 ? Pq sua ata de fundacao nao diz nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, gostaria que você lesse novamente a minha opinião sobre este assunto e seguisse os links que eu deixei abaixo do post. Já tinha respondido o seu comentário antes, mas como mudei o meu discurso sobre o caso eu decidi eliminar a minha resposta anterior e dar essa nova. Abraços.

      Eliminar
  2. O spfc só começou a "rever" a sua história, quando o santos conquistou o seu vigésimo título paulista. Antes disso, ninguém, nem a própria diretoria, considerava o título de 31 como do spfc e a fundação sempre foi considerada em 35. Qualquer registro mais antigo pode comprovar isso.

    ResponderEliminar