domingo, 26 de janeiro de 2014

Jogo das Barricas: verdade ou lenda?

        Em 1938, houve um festival chamado Henrique Mundell, organizado pelo São Paulo Futebol Clube. Um torneio amistoso entre 4 grandes times paulistas, como Corintians, Palestra Itália, Portuguesa de Eportes e São Paulo. O torneio foi realizado no Parque Antártica e os jogos aconteceram no mesmo dia. Por conta do organizador no momento ter passado por um crise, seus rivais dizem que este festival foi fundamental para salvar o Clube, cabe ao SPFC rebater tais argumentos.


Recapitulando a História

        O jogo das barricas ocorreu no ano de 1938 no dia 3 de julho. Este torneio foi organizado pelo São Paulo Futebol Clube com o objetivo de acabar com uma crise, a qual já estava no fim. Os times participantes eram a Portuguesa de Esportes, Palestra Itália, Corinthians e o próprio São Paulo e o estádio onde de fato aconteceu o festival foi no Parque Antártica, estádio particularmente do atual Palestra, Palmeiras. O torneio ocorreu a partir das 14 horas, contando com 3 partidas entre os Clubes tendo como Campeão o Corinthians.
        Como dito anteriormente, a finalidade do torneio foi para ajudar o SPFC que estava passando por um mau momento em sua história, uma crise, porém, os sócios de cada time tinham o direito de não pegar, mas, o Clube organizador pediu aos torcedores, independentemente do time, para que colaborasse com alguma quantia para com ele.


Conflito

        Até hoje os rivais do São Paulo, principalmente Corinthians e Palmeiras, "tiram uma casquinha" do Tricolor por conta deste fato, não usam isso apenas como forma de gozação, mas sim como justificativa do SPFC ter sobrevivido a uma suposta terceira falência( se é que teve duas) e também para sujar sua gloriosa história. Cabe agora ao SPFC e seus torcedores combaterem de alguma forma este fato comprovado.


Opinião

        Como se fizeram em relação ao suposto "rebaixamento" do SP no Paulista de 90, no caso do Morumbi, Canindé, entre alguns outros, mais uma vez os nossos rivais interpretam erradamente(de certa forma) e aumentam os fatos sobre este tal jogo das barricas. De fato este festival ocorreu e o Corinthians foi campeão como eu disse anteriormente, porém, eles(os rivais) dizem que o Palmeiras e o Alvi-Negro, juntos, salvaram o nosso Clube de um "terceira" falência. Em primeiro lugar, se nos fomos salvos disto, devemos incluir a Portuguesa e não somente os outros dois, em segundo lugar, porque terceira falência? Nós só sofremos uma, com o São Paulo da Floresta, em maio de 1935, porém, eu digo que sofremos essa falência indiretamente, pois na verdade não sofremos NENHUMA, mas como o título Paulista de 1930 conta com o atual Clube, devemos incluir também a sua falência e em terceiro lugar, será que de fato fomos salvos de uma SEGUNDA falência? No "Jornal Da Manhã" da edição de 1 de julho de 1938 conta que a finalidade do torneio de fato foi para ajudar o SPFC em uma crise, porém, no mesmo parágrafo constata uma crise quase ACABADA, ou seja, este torneio a qual o SPFC organizou, foi como um carta que foi descartada para acabar de vez com a crise, pois podia existir a possibilidade dela voltar com mais força. Além disso, no mesmo jornal diz que o clube do morumbi não obrigaria aos sócios de cada time participante que pagasse os ingressos, entretanto, o mesmo pediu para que ambos ajudasse com uma pequena parcela. Em outras palavras, se o Clube estava tão fraco, como que ele não permitiu que os ingressos não fossem pagos pelos sócios se ele próprio organizou o torneio, de fato ele pediu que o ajudassem com alguma quantia, mas não obrigou ninguém, isso quebra o fato de que o Clube foi ajudado com "esmolas" como dizem, pois poucas pessoas devem ter pago, exceto os próprios são paulinos.
        O que me intriga um pouco é pelo torneio ter sido organizado no Parque Antártica, o estádio do Palmeiras, então uma parcela do dinheiro deveria ir ao Alvi-Verde, apesar do organizador ser o SP, uma porcentagem da quantia deveria ir ao Palestra também. Porém, não duvido que de fato uma parte da grana foi aos cofres do Porco, não há provas para isso(pelo menos eu não encontrei), então vamos contar como uma possibilidade. Talvez isso seja o ponto principal do torneio, pois se o estádio foi emprestado de graça ao Tricolor, isso sim ajudou o Clube.
        Concluindo, este jogo das barricas pode ter "quebrado um galho" para o Clube da Capital, mas dizer que tal torneio amistoso que foi realizado por  em um dia só por um Clube de Futebol, onde os sócio de cada Clube poderiam assistir de graça "acabou" com a crise do Tricolor paulista, a qual este jé estava praticamente exterminada, é exagero. Então por fim, o São Paulo Futebol Clube não foi completamente de fato salvo por este torneio, mas sim, ajudado de um certa forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário